quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Pra variar, Futebol!

Não vi Zico, não vi Pelé, não vi Garrincha, mas vi... Vi quem?

Os flamenguistas mais gaiatos dirão Obina, ou não, depois da saída turbulenta do ex-xodó da torcida. Alguns corinthianos dirão: "Mas vi Carlitos Tevez!", Carlos Alberto Tevez, o referido atacante, jogou somente por um ano no Corinthians, ganhou o brasileiro é claro, mas não pode ser considerado um gênio da bola, ou um craque do time. Alguns santistas podem dizer que viram Robinho, e com esses eu quase concordo. Robinho é diferenciado, porém desde seus tempos de santos caiu de nível consideravelmtente, é o jogador que está na moda chamar de "ex-craque", como o Ronaldinho Gaúcho, por exemplo.

Afirmo categóricamente que, o último ídolo, gênio, craque, do futebol brasileiro foi Zico. Trinta anos se passaram e até hoje, nenhum clube revelou uma estrela do futebol mundial. Minto, um jogador depois de Zico merece ser chamado de gênio, Ronaldo fenômeno. Atacante rápido, de habilidade, Ronaldo era magro, macérrimo, tão franzino que no período que jogou na Holanda, tomou medicamentos para aumentar a massa muscular, o que apesar de surtir os efeitos desejados, também gerou efeitos colaterais, pois com o aumento de massa muscular de forma tão acentuada, vieram também os problemas no joelho.



Porém se afirmo que Ronaldo foi um gênio da bola pareço me contradizer, o que só não acontece, pois Ronaldo, além de ter jogado pouquíssimo no futebol brasileiro, teve uma ascensão astronômica, e uma queda tão veloz quanto. Após ser nomeado melhor jogador do mundo em 96 e 97, caiu de rendimento, só recuperando na copa de 2002, em que foi decisivo.

Dedicarei duas linhas a Ronaldinho Gaúcho, um jogador exepcional no barcelona, e só.

E após citar alguns jogadores tidos como excepcionais nos últimos anos reafirmo, o último grande craque que o Brasil viu jogar foi Zico, nas décadas de 70 e 80. O Brasil começou a aparecer como potência no futebol em 58 e 62, com Didi, Nilton Santos e Garrincha; nas decadas de 60 e 70, com Pelé e Rivellino foi decretado o melhor; se manteve como tal na década de 80 com zico, e agora desde aquela época, está a decair, sendo preterido por outras nações que mesmo sem grandíssimos craques, constroem grandíssimos times.

Temos lampejos de esperança a cada Ronaldo ou Ronaldinho que aparece, mas infelizmente até o Brasil aprender a montar times com os inúmeros bons jogadores que tem, e parar de querer depender de um ou dois gênios, craques, diferenciados, inexistentes nos últimos anos, poderemos ter o mesmo fim do Uruguai, campeão mundial e força dos anos pré-guerra e campeão de novo na primeira copa do pós-guerra, hoje em dia vive do passado, a anos sem conseguir montar um time realmente competitivo.

O time titular atual da seleção Brasileira de futebol hoje, dia 25/02/2009:

Júlio César

Maicon (Daniel Alves)
Juan (Thiago Silva)
Lúcio
Gilberto

Gilberto Silva
Felipe Melo
Kaka
Elano (Julio Baptista)

Robinho
Luis Fabiano

Um comentário:

gilgomex disse...

Cada time tem seu ídolo atual ou antigão... No meu time tem o Kléber. Mas é difícil mesmo manter o status hoje em dia...