terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Sobre blogs e Blogs

Não sei porque, mas não gosto da palavra blogueiro, colocar Antonio Tabet e Rodrigo Fernandes, no mesmo patamar de Tyler Bazz, Ricardo Rigotti e Bruno Palma, simplesmente não me parece nada adequado.

Todos os cinco blogs acima estão em meus favoritos, e me divirto muito com o Kibe, quase tanto quando com o Champ, mas ainda assim são divertimentos diferentes. As sacadas geniais do primeiro (sem entrar no mérito da já famosa "kibada") me fazem rir, o humor irônico, apurado e sutil do segundo me fazem sorrir, refletir.

Não existe comparação entre um e outro, são opostos de um mesmo meio, cada um com seus méritos, talvez um melhor que outro, talvez não. Rhianna pode ser considerado musica se comparado com Chopin? Muitos me dirão convicção absoluta que não, outros me perguntarão, "Quem é Chopin?".

Por isso não gosto da palavra blogueiro, me parece extremamente abrangente, afinal, como em tudo nessa vida, existem blogs e Blogs, blogueiros e Blogueiros. Daqui por diante não escreverei blogueiro para me referir aos que são mais do que isso, mas usarei escritores, que chega mais próximo do nível destes.

E um dos escritores que mais aprendi a apreciar nos últimos meses, foi o Tyler, o "rei dos textos curtos". Ele tem um estilo peculiar, e único, de descrever situações. Em poucas linhas consegue te dar uma história que poderia render um livro, sem omitir nenhum detalhe que prejudique o entendimento da situação.

Essa característica torna o Tyler um candidato perfeito ao twitter, pois 140 caracteres não são um impedimento para ele, e sim um apreciado desafio. Porém o twitter aproxima o escritor de seus leitores de uma forma inédita, e possibilita uma interação completamente única entre as partes.

Cito agora um exemplo pessoal (Minha professora de redação do ginásio me mataria se me visse escrevendo em primeira pessoa com exemplos pessoas... Doce vingança...), na ânsia de querer um contato maior com meus ídolos cibernéticos, ao tentar o diálogo com o @tylerbazz, o tiro saiu pela culatra, e ele acabou parando de me seguir, com claro descontentamento.

Fica a lição, apesar de tudo, nunca, em absolutamente nenhuma hipótese, fale de você na terceira pessoa se você não for um imperador romano, simplesmente não fica bem!

@pedro_rcv, digo, Pedro Lucas Rocha Cabral de Vasconcellos.

E agora plagiando o Rob Gordon:

Top 5 motivos para apagar esse texto nos próximos 5 minutos:

1- Ficou extremamente confuso - Isso é que da tentar escrever sem fazer roteiro antes (professora 2x1 pedro).
2- Como o blog é novo, não tenho leitores.
3- Se porventura o Tyler acabar lendo, ainda vou ficar mal falado por aí.
4- Ficou parecendo um puxa-saquismo descabido.
5- Nunca gosto dos meus textos depois de terminados.

2 comentários:

Bruno disse...

Eu li, gostei e me senti honrado. Não imaginava que eu tava com essa bola toda, gentileza sua. Valeu mesmo.

Interessante pensar nessa coisa de ser blogueiro ou não. Na minha opinião, o Tabet e companhia são blogueiros autênticos, porque o que eles fazem só é possível num formato de blog (vídeo, foto, link, piadas sobre o que rola na net...). Já o Tyler e o Rob estão mais pra escritores que decidiram publicar num suporte digital. Daí é difícil mesmo comparar. Isso na minha opinião...

Tem que ter paciência com o Tyler, ele é meio excêntrico, sabe como é: artista estrelinha. :P

E professoras de redação não sabem de nada.

Abraço



ps. pô, escrevi demais, não sou sempre chato assim, não.

Tyler Bazz disse...

Em primeiro lugar, agradeço e fico honrado pelo elogios. De verdade.


E hoje mesmo eu tava pensando que preciso voltar a te seguir. Parei porque dia desses você falou uma besteira TÃO grande que, na vergonha alheia, dei unfollow. Nada pessoal, hehehehe...